5 Livros de Autoconhecimento que te Farão Muito Bem

O processo de autoconhecimento é importante e enriquecedor. Por meio dele você descobre seus medos, anseios, sonhos, defeitos, qualidades e passa a enxergar o mundo de forma mais clara. Quando você se conhece, se torna menos vulnerável às ações dos outros, pois fica mais autoconfiante e passa a entender melhor seus limites e onde quer chegar. Algumas práticas podem ajudar nesse processo e a leitura de livros de autoconhecimento é uma delas.

Alguns livros são poderosos instrumentos para ajudar você a se desenvolver. Eles ajudam a clarear os pensamentos e nos fazem pensar sobre coisas que ainda não tínhamos nos atentado. Para te ajudar nessa caminhada, separamos aqui uma lista de 5 obras que farão uma verdadeira transformação na maneira como você se vê e na imagem que passa para os outros.

Confira nossa seleção com 5 livros de autoconhecimento que são indispensáveis.

1. Não diga sim quando quer dizer não –  Dr. Herbert Fensterheim e Jean Baer

O livro lida com a dificuldade que nós, seres humanos, temos de negar o pedido do outro. Esse é um problema que acomete a vida de muitas pessoas e é o responsável por boa parte das escolhas erradas que fazemos. O medo de desagradar o outro muitas vezes supera o desejo de agradar a nós mesmos. Quando aprendemos a dizer não, nos tornamos menos vulneráveis ao desejo das pessoas e passamos a agir de acordo com aquilo que acreditamos. Neste livro, os autores defendem a importância de manifestar sua opinião de forma firme e, ao mesmo tempo, pacífica. A experiência de mais de 30 anos do psicanalista Dr. Herbert Fensterheim se transformou em um excelente livro de autoconhecimento.

2. Aprendendo a silenciar a mente –  Osho

De forma leve e irreverente, o Osho transmite alguns conceitos espirituais que podem contribuir no processo de autoconhecimento, como o da importância de manter corpo e mente silenciados por meio da meditação. O livro ensina algumas técnicas que, colocadas em prática, farão o leitor se sentir mais tranquilo e pronto para os desafios. O objetivo da meditação, segundo o autor, é fazer com que corpo e mente, que normalmente não estão na mesma sintonia, caminhem sempre juntos. O equilíbrio proporcionado pela meditação pode ser o caminho para o autoconhecimento.

3. O poder do subconsciente – Joseph Murphy

O livro apresenta a tese de que qualquer pessoa pode alcançar tudo aquilo que quiser desde que acredite plenamente em sua capacidade de atingir esse objetivo. De acordo com o autor, ao aceitar uma ideia, o subconsciente trabalha, até mesmo com meios sobrenaturais, para alcançar essa meta. O livro ainda descreve histórias de sucesso de pessoas que realizaram seus sonhos usando as técnicas ensinadas por Murphy. Reanalisar seus sonhos, para saber como colocá-los em prática, é uma excelente maneira de promover o autoconhecimento.

4. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O livro do PhD Daniel Goleman apresenta sua teoria de como a inteligência emocional é fundamental para alcançarmos nossos objetivos. O autor discorda da hipótese de que a inteligência seja fruto apenas da genética. Goleman acredita que a verdadeira inteligência está relacionada à capacidade de controlar as emoções. E é justamente esta capacidade, de autocontrole e autodescoberta, que ele denomina como sendo a inteligência emocional. Este é um excelente livro para quem quer aprender mais sobre si mesmo e sobre como controlar suas emoções para alcançar objetivos.

5. Equilíbrio e Resultado – Christian Barbosa

Este é um livro para quem está em busca do autoconhecimento como forma de encontrar o equilíbrio em todas as áreas da vida. Por meio de teses, entrevistas e pesquisas, o autor dá dicas de como colocar as ideias em prática de maneira equilibrada, para que você atinja seus objetivos sem perder qualidade de vida. O segredo do sucesso, segundo Christian Barbosa, é manter a vida como uma balança, sempre equilibrada.

Gostou das dicas sobre livros de autoconhecimento? Então acompanhe nosso Twitter e fique sempre por dentro!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *