Bloqueio Criativo: Saiba Como Combatê-lo

Você se programa, se organiza, prepara todo o material necessário, senta-se em frente ao computador e então… Dá aquele branco. Você precisa escrever, sabe sobre o que falar, porém as ideias fogem de sua mente: você está enfrentando o bloqueio criativo. O terror de todos os que trabalham com a imaginação.

É comum as pessoas enfrentarem essa barreira, que pode ocorrer por inúmeros motivos, como medo de rejeição, medo de não atingir seus objetivos, perfeccionismo, falta de foco, estresse ou até mesmo desânimo.

Essa situação pode surgir a qualquer momento. Mas o que fazer para evitá-la? Veja essas dicas e aprenda a combater esse problema de uma vez por todas.

Escreva

Pode parecer óbvio, no entanto a orientação é: escreva sem se preocupar com a perfeição. Coloque no papel tudo o que vier à sua mente — não fique parando para corrigir os erros, corrija-os depois. Deixe a escrita fluir.

Tenha o hábito de carregar um bloquinho de notas, um tablet ou smartphone consigo, assim, quando uma ideia aparecer, você sempre estará pronto a anotá-la.

Minimize as distrações

Evite tudo que possa tirar seu foco no trabalho. Feche os navegadores de internet, desconecte seu celular. Mude de ambiente se no local onde você está tiver muitas intervenções.

Descanse

Às vezes, precisamos apenas relaxar. Pode ser que seu corpo e sua mente necessitem de uma pausa, então procure repousar. Tire algumas horas de sono de qualidade, desligando-se de tudo que te deixe agitado. Pense na possibilidade de tirar umas férias — quando voltar, estará com ânimo renovado e as ideias a todo vapor.

Ouça música

Há quem prefira escrever no silêncio, todavia algumas pessoas se saem melhor quando estão ouvindo música. Estudos mostram que a música pode estimular partes do cérebro responsáveis pela emoção, motivação e excitação. Teste e veja se é o seu caso. Pode ser que isso aguce sua criatividade e quando perceber já terá escrito longos trechos.

Leia livros

Muitos escritores sentem-se mais criativos após a leitura de um livro. A leitura pode ser sua grande aliada na busca por novas ideias. Dê preferência aos livros que possam te ajudar com o assunto sobre o qual você precisa escrever.

Converse

Tenha um diálogo com alguém. Conversando com uma pessoa mais experiente, você pode ser enriquecido com novas ideias e conselhos. Caso sua conversa seja com um indivíduo que precisa de ajuda, você forçará seu cérebro a trabalhar buscando solução para o problema, e irá liberá-lo do bloqueio criativo.

Faça exercícios físicos

Atividades físicas arejam nossa cabeça, além de reduzir o estresse. Estudos revelam que uma simples caminhada é capaz de elevar a produção criatividade em até 60%. Tenha o hábito de praticar esportes, exercitar-se na academia, dançar, enfim, mexa-se! Caso a falta de ideias surja, largue tudo, vista uma roupa leve e saia para uma caminhada.

O bloqueio criativo, querendo ou não, acontece com todos, e isso é inevitável. Entretanto, praticando essas sugestões você conseguirá driblá-lo e continuará seu processo criativo.

Gostou do post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a vencerem o problema!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *